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Dom., Jul.
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Agropecuária

As embalagens de batata nova nacional vão começar a chegar ao mercado com o selo da marca Miss Tata, para ajudar os consumidores a identificar facilmente a origem do produto.

A Miss Tata será também promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda. Esta iniciativa deverá prolongar-se até meados de setembro.

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou uma campanha nacional para promover a batata portuguesa, em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura.

 “A Porbatata tem como missão promover a batata portuguesa e nesta campanha de divulgação nacional é com a marca coletiva Miss Tata que comunica de forma mais próxima com os consumidores. A preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico é também um incentivo aos portugueses para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

“O setor da distribuição está permanente empenhado em promover e apoiar a produção nacional e isso refletiu-se na expressiva adesão por parte das insígnias associados que estarão a divulgar a companha nos próximos três meses, em pontos de venda de norte a sul do país. A habitual cooperação e colaboração entre estes dois setores ganhou ainda mais relevância no último ano, devido à pandemia, e assume-se agora como fundamental na promoção de produtos nacionais que têm características nutricionais ainda pouco conhecidas do consumidor”, acrescenta Mónica Ventosa, diretora geral adjunta da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição).

Em simultâneo com a campanha de promoção nacional, a Porbatata também irá lançar o selo Miss Tata nas embalagens de batata portuguesa destinadas à exportação.

A Associação da Batata de Portugal promoveu ainda uma ação de divulgação da Miss Tata em órgãos de comunicação social especializados europeus, com especial destaque para de Espanha, Holanda e França. O objetivo é dar a conhecer a marca coletiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

Em 2020, as exportações de batata somaram mais de18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor.

A promoção internacional faz parte do projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.