25
Dom., Jul.
4 Artigos Novos

© 4045 / Freepik

Fruticultura

A Portugal Fresh está a organizar a participação conjunta das empresas nacionais na Fruit Attraction, em Madrid, entre 5 e 7 de outubro. O combate às alterações climáticas e o papel das empresas produtoras de frutas, legumes e flores na promoção da sustentabilidade será um dos temas em destaque no stand instalado no pavilhão 8 da IFEMA Madrid. A participação nacional ocupará mais de 400 metros quadrados.

 “Depois de um ano complexo e desafiante, o regresso às atividades de internacionalização nos mercados-alvo é uma notícia muito positiva. Apesar de todo o contexto, as sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a fomentar contactos com os seus clientes externos. Em 2020, o sector não parou e as exportações cresceram 4,4% em valor face ao ano anterior”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Gonçalo Santos Andrade sublinha ainda que “o sector vê como muito positiva a liderança mundial da União Europeia no combate às alterações climáticas e reforçará o seu empenho e a sua ambição para atingir o equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica.”

Na última década, o valor das exportações das Frutas Legumes e Flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros em 2010 para 1,683 milhões de euros em 2020. O sector exporta agora mais de metade do valor da produção. 

Este ano, a Portugal Fresh também irá marcar presença na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo que acontece em formato físico reduzido e também numa versão online, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.

Já nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a associação participa na sétima edição da Agroglobal, em Valada do Ribatejo.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem 87 sócios que representam mais de 4500 produtores portugueses. Criada em dezembro de 2010, a sua missão é valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo